quarta-feira, 9 de junho de 2010

Monitoria

Vegetais
1. Superiores ou complexos

Aqui estão os vegetais que possuem órgãos especiais para as suas funções: raiz, caule, folha e flor e divide-se em :
  • Angiospermas: São plantas mais conhecidas. Além de raiz, caule, folha e flor, possuem fruto e semente. As sementes ficam contidas dentro dos frutos, que são os ovários das flores, fecundados e desenvolvidos. As Angiospermas são as mais numerosas e com maior variedade na superfície Terrestre, esta se divide em dois grupos:
    - Monocotiledôneas – Suas sementes têm apenas um cotilédone. Os cotilédones são partes das sementes que alimentam a planta até que a raiz tenha condição de faze-lo.
    - Dicotiledôneas – Suas sementes têm dois cotilédones.
  • Gimnospermas: São as que não possuem ovários, por isso, não se transformam em frutos, dão apenas sementes. As coníferas fazem parte deste grupo entre esta o Pinheiro.

2. Incompletos ou intermediários
Entre os vegetais incompletos encontram-se:

  • Pteridófitos – São as plantas que possuem raiz, caule e folhas, mas não têm flores. Ex.: Samambaias, Avencas. A maioria é terrestre, com caule em forma de rizoma (subterrâneo). Desenvolve-se de preferência em lugares úmidos e sombrios. Também encontrados junto a outras planta, cujos caules lhes servem de apoio.
  • Briófitas – Mais simples que os pteridófilos, os briófitas possuem radicelas (vestígios de raiz), caule e folha. Não possuem flores. São pequenos, frágeis e vivem em lugares úmidos, geralmente à sombra. Os mais comuns são os musgos e as hepáticas.

- Os musgos vivem em troncos de árvores, sobre pedras ou no chão, formando uma espécie de tapete verde..
- As hepáticas são encontradas em lugares úmidos.
- Algas – São plantas muito simples, sem partes diferenciadas. Não tem raiz, caule ou folhas, e seu corpo é formado apenas por um talo. (Algumas são unicelulares autotróficas e são protistas), as algas mais numerosas estão na água, (mares, rios lagos, pântanos), mas também se encontram sobre pedras, troncos de árvores e outras superfícies muito úmidas.
Existem alguns tipos de algas:
* Algas verdes ou Clorofíceas – São encontradas sob a forma de filamentos.
* Algas pardas ou feofíceas – Sua cor é marrom ou marrom-esverdeado. Algumas como as laminarias, apresentam uma ramificação chamada apressório, que permite sua fixação no fundo do mar.
* Algas vermelhas ou rodofíceas – Possuem uma substância chamada ficoritrina, que lhe dá a cor característica.


Para extrair elementos necessários a sua subsistência, os vegetais possuem órgãos especiais: raiz, caule e folhas, já as flores são, na maioria dos vegetais, o órgão responsável pela reprodução. Cada órgão executa uma função, a qual está descrita abaixo:
Raiz, absorve sais minerais dissolvidos em água, constituindo a seiva bruta.
Caule, conduz a seiva bruta para todas as partes do vegetal.
Folhas, realiza-se a fotossíntese, pela qual a seiva bruta é transformada em seiva elaborada, que é o verdadeiro alimento dos vegetais.
- A planta elimina água em forma de gotículas. Esta função denomina-se sudação, e também elimina água em forma de vapor, chamado de transpiração.
- Flores, órgãos sexuais das plantas, e por meio deles que se originam os frutos e as sementes.

0 pegadas:

Postar um comentário