sexta-feira, 4 de junho de 2010

Introdução à Zoologia

O que é a Zoologia?
É uma unidade da biologia constituída de grupos de organismos (Seres Vivos desde os poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscas, anelídeos, artrópodes, equinodermos até os cordados como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) que vivem na Natureza, estabelecendo relações nos ecossistemas e interagindo com os fatores ambientais que são indispensáveis à manutenção da vida, como luminosidade, umidade, temperatura, solos e água.

Nomenclatura
Nomes comuns ou populares: Cada país tem seus próprios nomes comuns para designar animas bem conhecidos. Por exemplo:

Brasil - Pardal
EUA - English sparrow
Inglaterra - House sparrow
Espanha - Gorrion
França - Moineau domestique
Assim, há possibilidade de confusão entre povos de diferentes nacionalidades ou mesmo dentro de um único país, onde o mesmo animal recebe nomes distintos.
Nomes científicos: é o nome dado ao animal para evitar que ocorra uma confusão como dita acima, pelos nomes populares. Dessa forma, o pardal tem o nome científico de Passer domesticus, que é o nome padrão reconhecido em todas as partes do mundo!


Conceito de espécie: a unidade de classificação dos animais, utilizada pelos biólogos, é chamada de espécie. Pode-se definir como organismos semelhantes que podem cruzar-se entre si, gerando descendentes férteis. Por exemplo, o cão é da espécie Canis lupus e o lobo da espécie Canis dirus.
  • Para reconhecer os grupos de animais e classificá-los é necessários saber que:

- As espécies podem ser agrupadas e formar um gênero. Por exemplo, o cão e o lobo são parentes próximos e também muito semelhantes, assim, todos esses animais foram classificados e agrupados no gênero Canis.

- Os gêneros podem ser agrupados e formar uma família. Por exemplo, o gênero Canis do cão e do lobo, podem ser classificados na família Canidae.

- Famílias podem ser agrupadas e formar uma ordem. Por exemplo, a família Canidae pode ser agrupada na ordem Carnivora.

- Ordens podem ser agrupadas e formar uma classe. Por exemplo, a ordem Carnivora pode ser classificada em classe Mammalia.

- Classes podem ser agrupadas e formar um filo. Por exemplo, a classe Mammalia em filo Chordata.

- Filos pode ser agrupados e formar um reino. Por exemplo, filo Chordata em reino Animalia.

DICA: ReFiCOFaGE, para não esquecer a sequencia de classificação dos seres vivos.

Essa classificação dos seres vivos, é uma forma de organizar aqueles animais com as mesmas características em um mesmo grupos, para depois relacionar este com os demais animais de características distintas; podendo então estabelecer graus de parentescos entre os animais, e visualizar sua escala evolutiva ao longo do tempo, facilitando o estudo dos seres vivos em geral.

Para nomear os seres vivos, devemos obedecer a certas regras, que foram estabelecidas após os brilhantes trabalhos do botânico sueco Carolus Linnaeus, em 1758: CARLOS LINEU.

Regras para Nomenclatura Zoológica

1. O nome dos animais devem ser escritos em latim (Lineu usou o latim porque era a língua dos intelectuais em sua época).
2. Todo animal tem, obrigatoriamente, dois nomes no mínimo. O primeiro é o do gênero e o segundo o da espécie, chamado de Sistema binominal criado por Lineu. Ex.: Homo sapiens
3. O nome do gênero deve ser sempre escrito com inicial maiúscula, e o da espécie com inicial minúscula. Ex.: Trypanossoma cruzi
* Quando se dá o nome específico em homenagem a uma pessoa, como no exemplo acima, acrescentamos a letra i no sobrenome do homenageado se for do sexo masculino. Ex.: Carlos Bates = batesi
Quando o homenageado for feminino, acrescentamos ae no sobrenome. Ex.: Sônia Costa = costae
4. Quando existe subespécie, o seu nome deve ser escrito depois do da espécie e sempre com inicial minúscula. Ex.: Rhea americana darwing ou Apis mellifera adansoni
5. Quando existe subgénero, o seu nome deve ser escrito depois do género, entre parênteses, e sempre com inicial maiúscula. Ex.: Anopheles (Nissurrhynchus) darlingi
6. O nome dos animais devem ser grifados ou deve se usar um tipo de letra diferente do texto, em geral usa-se o negrito ou caracteres italicos
7. Se um genero ou especie foi descrito mais de uma vez, deve-se sempre usar o primeiro nome que o animal foi desccrito, mesmo que seja errado. E a lei da prioridade.
8. Nos trabalhos cientificos, depois do nome da especie, coloca-se o nome do autor (quem a descreveu) e o ano da publicacao do trabalho onde foi descrito. Ex.: Triatoma infestans - Klug, 1834. Obs.: O nome do autor e data, citados entre parenteses, indicam que a especie em questao foi descrita originalmente em genero diversos do que aparece citado. Ex.: Trypanossoma cruzi (Chagas, 1909). Originalmente foi descrito como Schizotrypanum cruzi. Dias, em 1939 foi quem revalidou.
9. Tem terminacoes padronizadas as seguintes categorias: superfamilia (oidea), familia (idae), subfamilia (inae) e tribo (ini). Ex.: O pernilongo, vetor da malaria, pertence a superfamilia Culicoidea, familia Culicidae, subfamilia Culicinae e a tribo Anophelini.
fonte: SOMESB

1 pegadas:

Anônimo disse...

muito bom

Postar um comentário